quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O plano da Nutricionista

Vim partilhar com vocês, o plano que a nutricionista me passou quando lá fui á consulta por causa da operação. Eu confesso que não o tenho seguido á risca (tenho andado a comer um bocadito mais, meti na cabeça que vou ser operada e que depois vou comer/beber shotinhos e tenho-me esticado... Sei que não é desculpa, mas estou a ser sincera...), mas durante o tempo que o segui, aliado a algumas caminhadas, fez.me perder mais ou menos 10 kg.
Ora aqui vai:

Pequeno - Almoço (por volta das 8:00h):
- 1 Iogurte Magro
- 1/2 pão de mistura

Meio da manhã (por volta das 10:00h):
- 1 Iogurte líquido magro
- 1 peça de fruta

Almoço (por volta das 13:30h):
Ela fez-me aqui um desenhinho, vou tentar explicar. Imaginem um círculo (prato) dividido ao meio e uma das metades dividida também ao meio.
A metade que não está dividida também , corresponde a Hortaliças e Legumes. As outras duas metades mais pequenas correspondem, uma ao Peixe/Carne magra e a outra às batatas/ feijão ou grão (cozido)/ ervilhas ou favas (cozidas) ou arroz ou massa. Uma das coisas.
- 1 peça de fruta pequena

Meio da tarde (por volta das 16:30h):
-1 iogurte líquido magro

Jantar (por volta das 20:00H)
- Semelhante ao almoço

Ceia
- Leite magro
- 1/2 pão de mistura

Alimentos/ Bebidas a evitar:
Açúcar e produtos açucarados, gorduras

Tipos de confecção permitidos:
- Cozidos/ grelhados
- Estufados (em crú)
- Assados no forno

Ingestão de água:
- Acima de 1.5 litros

Observações:
- Atenção à mastigação (Mastigar tudo muito bem antes de engolir, e fazer da hora da refeição uma coisa sagrada e sem pressas)

E pronto, foi este o plano que me foi recomendado... Como disse não o tenho seguido, mas durante o tempo que segui notei alguns resultados, nada de enorme, mas pequenas coisinhas. Emagreci um bocadinho, comecei a sentir-me menos cansada e até mesmo mais saudável.
Agora vamos ver o que o pós-operatório me reserva =)


4 comentários:

  1. tirando a ceia onde é desnecessário comer meio pão (uma bolacha maria com uma caneca de chá sem açucar ja satisfaz mt), eu apostava nesse plano babe :) dá mesmo para emagresceres mais, continuando a fazer essas caminhadas, umas 4 ou 5x por semana de 30-45 min. De certeza que perdias mais ainda :*

    acho q era optimo voltares a ele! quanto à balança que me ofereceste, continuo a usá-la e é a balança oficial onde me peso SEMPRE! ^^ beso *

    ResponderEliminar
  2. A nutricionista indicou meio pão... Mas eu até cortei um bocado no pão... Saltava o pãp, bebeia só o leite... Tb não gosto de ir para a cama a sentir-me cheia =P
    Não sei se vou voltar... Acho que vou continuar a cortar em algumas coisas e esperar pela operação...

    A minha está sem pilha... N sei onde arranjar! Tu sabes onde posso comprar uma pilha para ela?
    Baci*

    ResponderEliminar
  3. O plano é muito equilibrado mas concordo com a Dany...o pão à ceia é demais porque é um hidrato de carbono e como vais dormir não precisas de ingerir alimentos que dão energia mas que têm algumas calorias...O ideal é mesmo 1 ou 2 bolachinhas maria com o leite...de resto aplica a tua dieta e vais ter resultados de certeza...
    A minha cunhada é enfermeira no bloco operatório e instrumenta muitas vezes cirugias de banda gástrica e outras cirugias que combatem a obesidade mórbida...tens uma grande caminhada pela frente mas o feedback que ela vai tendo das pacientes tem sido muito, muito positivo! Ainda ninguém se arrependeu :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu não custumo comer o pãozinho, a nutricionista deve têlo escrito para eu aproveitar a metade que sobra do pequeno-almoço, lol =P
    Também tenho falado com outras pessoas que fizeram a operação, conheci algumas pessoas nas consultas =) Nenhuma delas se arrependeu, só houve uma que teve de tirar por ter engravidado, e um rapaz que teve de tirar por falta de força de vontade... Acho que uns dias depois da operação comia 3 pacotes de bolacha Maria seguidos como se nada fosse... De resto foram todos bastante positivos =D
    Beijinho grande

    ResponderEliminar